Como é o Messias que os Judeus esperam?

O Messias Judaico
1º S. João 5: 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
 
O מָשִׁיהַ (Mashiah), o Ungido é o indivíduo cuja chegada é aguardada por todo povo judeu. Embora ele seja a figura central, a visão messiânica judaica não está focada nele, mas sim em suas realizações. As ações do מָשִׁיהַ induzirão mudanças no mundo real que irão transformá-lo no lugar imaginado pelos profetas.
Entretanto, poucos detalhes são registrados na Bíblia Hebraica sobre o מָשִׁיהַ em termos de descrições específicas de suas características físicas e atributos. Na verdade, das 39 aplicações na Bíblia Hebraica, o termo מָשִׁיהַ nunca é usada em conexão com o futuro líder de Israel. Uma possível razão para isso é que, começando por volta do primeiro século de nossa era, o paradigma judaico messiânico experimentou uma transformação significativa. Ele afastou-se da idéia de uma era futura de felicidade,  אַחֲרִית הַיָּמִים (achaRIT ha’yaMIM)o fim dos dias, e evoluiu para a noção de futuro líder mortal que iria resgatar Israel da opressão que o povo vinha sofrendo no exílio e dos inimigos que ocupavam a Terra Santa. Foi durante este período que o título moderno de מָשִׁיהַ foi adotado como referência comum a este indivíduo, o próximo ocupante do trono de Davi. Um interessante subproduto deste fenômeno tem ocorrido, uma vez que o conceito ganhou força, diferentes pessoas apareceram e proclamaram-se ou foram aclamados por outros, serem este Redentor esperado.
As informações disponíveis na Bíblia Hebraica anunciam os requisitos que um candidato legítimo para o “cargo” de מָשִׁיהַ (Messias) deve satisfazer:
* Ele deve ser um descendente biológico, isto é, da semente, זֶרַע (Zera), do rei Davi (Isaías 11:1, Ezequiel 37:24-25)
* Sua linhagem até o rei Davi deve passar através do Rei Salomão (2Samuel 7:12-16; 1Reis 8:18-20)
* Ele deve ser um judeu e seguidor do Judaísmo (Deuteronômio 17:15,18-20).
Segue-se a estes requisitos que o מָשִׁיהַ  (Messias) deve ser nascido de pais humanos – seu pai biológico irá transmitir-lhe a linhagem do rei Davi, e sua mãe biológica irá fornecer-lhe a sua identidade como judeu.
Ainda que indivíduos preencham alguns desses requisitos, isso não garante que qualquer um deles seja realmente מָשִׁיהַ – eles são apenas candidatos qualificados para o cargo. A fim de ser identificado e declarado como מָשִׁיהַ, um candidato qualificado terá que executar e concluir a “agenda messiânica” como parte de sua soberania.
Por isso podemos entender o porque os judeus não acreditam na pessoa do Jesus “histórico” como sendo Deus gerado pelo Espirito Santo para salvar a humanidade através de seu sacrifício vicário.
Por: Ev. Luiz Flávio Curvelo
%d blogueiros gostam disto: